Uma grande pergunta ao qual as pessoas fazem é a seguinte:  Quando eu me torno um investidor?  ou seja, qual é o primeiro momento que percebo que sou um investidor. É muito simples, quando você começa a POUPAR,  se tornará de fato um… Imagine você tendo uma renda de mil reais por mês, em que momento você se torna um investidor com esta renda? Quando você gasta menos do que você ganha, é isso! Se você ganha mil reais por mês e gasta 900 reais e tem 100 reais para você, não importa se você não investiu esse dinheiro ou empregou em poupança ou tesouro direto, ações e afins…

Pronto você se tornou um investidor

Pronto você se tornou um investidor a partir do momento em que você gasta menos do que você ganha, isso já é um grande passo que você pode dar para se tornar um investidor. Então se você não sabe sobre investimentos, não se preocupe, o primeiro passo que você precisa dar é focar em acumular o seu dinheiro, obviamente precisamos de dinheiro para poder investir não é verdade? Mas é uma coisa tão obvia porém por que será que muita gente não faz? Justamente por isso, por ser muito simples para fazer porém não muito fácil, na verdade muito difícil para ter esse hábito de poupar é um hábito que leva tempo para ser adquirido.

Nós vivemos em um país capitalista ok? O Brasil é um país capitalista assim como a maioria dos países hoje em dia são capitalistas, independente de você concordar ou não com o capitalismo, gostar ou não do capitalismo, nós vivemos em uma sociedade capitalista e temos que aceitar isso de certa forma até inventarem outro sistema econômico melhor do que esse, mas o que quero enfatizar é o seguinte: Nós vivemos em um país capitalista podemos falar melhor uma sociedade capitalista onde poucos são capitalistas, O que será que quero dizer com isso?

Olha a palavra capitalismo é derivada da palavra capital e o que quer dizer capital vamos lá vamos tentar desvendar isso.

A palavra capital vem do latim capitale, derivado de capitalis (com o sentido de “principal, primeiro, chefe”), que vem do proto-indo-europeu kaput significando “cabeça”. Capitale surgiu em Itália nos séculos XII e XIII (pelo menos desde 1211) com o sentido de fundos, existências de mercadorias, somas de dinheiro ou dinheiro com direito a juros. Em 1283 é encontrada referindo-se ao capital de bens de uma firma comercial”.

Fonte Wikipédia – Capitalismo

 

Vivemos em uma sociedade capitalista

Então vamos recapitular para entendermos melhor, nós vivemos em uma sociedade capitalista onde a palavra capitalista e capitalismo são derivadas da palavra capital e o que é capital?

Somas de dinheiro

É o termo que surgiu na Itália nos séculos 12 e 13, então capital é você ter dinheiro, até hoje é assim não é verdade. Se você tem o capital, isso quer dizer que você tem uma soma em dinheiro como o termo para empresa capital de giro que é usado para aquisições de empresas. Nada mais é que o dinheiro que a empresa tem disponível para ela e a pessoa física quando fala que ela tem o capital o que quer dizer? Quer dizer que essa pessoa tem dinheiro, as vezes para dar entrada em uma casa, um carro, talvez uma empresa, e isso é você ter o dinheiro disponível para você fazer alguma coisa com ele.

Então beleza eu entendi, vivemos em um sistema econômico chamado capitalismo onde é derivado de capital, e capital significa ter o dinheiro. E quantas pessoas tem esse dinheiro disponível? Poucas. Poucas pessoas hoje dispõem do capital, do dinheiro para poder investir, fazer aquisições de negócios e quem tem esse dinheiro se torna capitalista em uma sociedade capitalista. E essas pessoas entende o sistema que ela está vivendo, quando ela entende o sistema que ela está vivendo, ela vai fazer aquisições do que seja empresas, imóveis do que for!

Precisamos ser capitalista

Nós precisamos ser capitalista independente do que seja, mesmo que você ache que o comunismo é melhor, o socialismo ou outro sistema econômico, hoje o sistema usado é o capitalismo e precisamos entendê-lo. A ideia aqui não é falar sobre o que é melhor ou pior a ideia é você entender o sistema econômico da sociedade onde você está vivendo, se você entender isso pronto, você entendeu uma coisa muito importante, não importa o que você ache do capitalismo se não determos o capital em nossas mãos não vamos deter o dinheiro em nossas mãos.

Podemos nos aprofundar mais no conteúdo estudar aprender colocar em prática ou podemos ficar culpando o sistema econômico que vivemos a sociedade onde vivemos, o país onde vivemos, o nosso trabalho, o nosso chefe, a nossa esposa ou marido. Uma coisa que tenho que deixar clara aqui novamente é o intuito de informar você do meio onde você vive, como funciona o sistema econômico do país onde você vive e querendo ou não você estar nele, então você tem com certeza se sobre sair. O primeiro passo de todos é entender o que está acontecendo ao seu redor, a meta aqui é claro, explicar para você o mais simples possível como funciona de forma prática e didática para você entender da forma mais simples possível  você tem que deter o capital.

 

Conclusão “Quando você se torna um investidor?”

Você tem que preservar o seu dinheiro para em momentos de crise sobre fazer aquisições. E é o melhor momento para você investir esse capital, adquirir empresas ou adquirir negócios onde o restante não tem o capital, ou seja, o dinheiro para manter o seu negócio e a sua empresa de pé vai e vende para você que tem como manter o negócio de pé.

Para você ter uma ideia, recentemente me ofereceram uma empresa por uma pechincha, para mim parecia que estava escrito na porta dessa empresa em promoção, “compre aqui o mais rápido possível”. Quando você entender isso não vai ter crise para você, pode ser que o país inteiro esteja em crise você vai ter o capital para ficar sossegado e além do mais adquirir negócios. E é isso que eu quero que você entenda e tenha o máximo de êxito possível em sua vida. Imagine uma pessoa endividada porque a empresa não está vendendo o que vendia antes da crise e tendo que fechar passar o ponto por um preço menor do que a empresa realmente vale porque não está dando a quantidade de lucro que é necessário para ser manter funcionando ou o lucro que o dono esperava para pagar as contas, você tem o capital, você vai e compra mas isso é assunto para um próximo artigo você vai entender mais como tirar proveito da crise…

Esse foi mais um insight que deixo para vocês aqui para ajudá-los no dia à dia essa é a filosofia de investimentos e lembre-se sempre o seu sucesso é a nossa força!

Deixe seu melhor e-mail abaixo para receber novas atualizações.